Desde pequenos fazemos planos para o que queremos da vida: o que vamos ser quando crescer, quantos filhos queremos ter e que lugares queremos conhecer.

Da mesma forma que construímos nossos planos, ao longo da vida, nos damos conta de que nem sempre as coisas saem da forma que imaginamos e que, por mais que doa, precisamos nos adaptar para continuar.

E é isso que acontece durante o Luto.

“E agora? O que fazer?” são perguntas comuns que fazemos a nós mesmos após a falecimento de alguém que amamos.

A verdade é que o fim de um relacionamento, na forma que estamos acostumados, significa, além da saudade, ter que mudar todas as expectativas e planos que tínhamos com a pessoa amada.

A qualquer tipo de Luto se seguem diversas perdas, das quais nos damos conta à medida em tentamos retornar à nossa rotina.

Até as pequenas coisas, como programar o jantar ou a próxima ceia de Natal, são afetadas pela realidade do Luto.

E, quando a perda da normalidade nos tira da zona de conforto, nada mais natural do que sentir medo do que está por vir.

E isso, naturalmente, nos demanda força para ressignificar a ideia que tínhamos de futuro.

As mudanças que o Luto impõe

Qualquer fim nos impõe um senso de reorganização. Diante das perdas da vida nos é imposto a reorganização de sentimentos, prioridades e planos. E, junto com isso, surge o medo do que ainda não conhecemos.

Você não teve apenas uma perda, teve várias.

E o que você pode fazer quando os planos dão lugar ao medo do futuro?

Abaixo, 3 dicas que podem ajudar:

1 - Dê tempo a você

Pode ser muito difícil para pessoas que não vivem o Luto entenderem todas as perdas envolvidas no processo. Por isso, separar um tempo para você ficar só e acessar seus sentimentos vai ajudar no seu processo pessoal e a viver o momento presente.

2 - Procure o seu Propósito

Entre em contato com o mais profundo do seu ser para descobrir o que você ama fazer e o que vai te trazer felicidade. Faça uma lista de todas as coisas que amam no mundo e olhe para ela todos os dias para que você se lembre das coisas incríveis que existem no mundo. Quando se sentir à vontade para redesenhar seus planos, reviste a lista.

3 - No seu tempo receba a ideia de que seu futuro se transformou

Receba no seu tempo, a ideia de que a sua vida não vai ser como antes e o que o Futuro talvez tenha que ser readaptado. Isso vai te ajudar a planejar a nova vida que você quer ter. Aos poucos, você vai perceber que, por mais diferente que seja, você ainda pode encontrar significado, paz, alegria e propósito no que está por vir.

Atenção: Todo fim de ciclo impõe reconstrução e precede um novo começo. É direito seu levar o tempo que precisar para recriar a realidade que você quer ter.

A verdade é que o Medo é uma emoção natural que todos experienciamos em algum ponto da vida.

Sim, o Luto pode trazer mais intensidade a ele, mas isso não quer dizer que não somos fortes o suficiente para passar por ele. 

Estamos acostumados a viver o medo e superá-lo desde os nossos primeiros dias de vida, e agora não será diferente.

Você passa por isso hoje?

Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários.

Siga o Horizontes em @horizontes.cuidar

Faça parte do Apoio ao Luto: Ligue para (37) 99139-0013


Fontes: 

https://thegrieftoolbox.com/article/fearing-future-after-loss

https://www.vitas.com/family-and-caregiver-support/grief-and-bereavement/what-is-grief/suffering-loss

Compartilhar: