A Irritabilidade é uma emoção comum ao ser humano. No entanto, a negatividade e a falta de paciência podem aparecer com mais frequência durante o Processo de Luto.

E o estresse que vivemos no período é o principal culpado.

Quando alguém que amamos falece, sentimos que algumas das nossas necessidades mais básicas são ameaçadas. Nessa condição, é normal que a Raiva surja, como resultado do medo e do sofrimento, para nos ajudar a lidar com as inseguranças sobre o futuro.

Passar por um período estressante, como é o caso do falecimento de alguém que gostamos, pode dificultar o equilíbrio das emoções. Isso, naturalmente, faz com que o indivíduo se sinta sobrecarregado e seja menos tolerante com as pessoas e situações ao redor.

A maior questão que enfrentamos com a Irritabilidade e a Raiva é que, por mais que ambas tenham um intuito positivo, é que podem afetar negativamente nossos relacionamentos mais íntimos.

A Raiva pode muitas vezes ser expressa de uma forma que as pessoas ao nosso redor não entendam o que está acontecendo. Por exemplo, é mais fácil para elas entenderem a Tristeza como reação natural do Luto.

E como podemos lidar com a Irritabilidade e evitar atritos com as pessoas que fazem parte da nossa vida?

A seguir separamos três dicas para lidar com a Irritabilidade durante o Luto:

1 - Aceite as suas Necessidades

Entenda quando você precisar de um tempo sozinho. Você pode usar esse período para entender os gatilhos e situações que mais fazem você se sentir irritado. A partir daí pode evitar tais coisas por um tempo.

2 - Gestão do Tempo

Priorize atividades que fazem você se sentir mais  leve. Faça um planejamento diariamente para evitar que você se estresse com situações comuns no cotidiano como prazos e tarefas.

3 - Fale com Alguém

Converse com alguém sobre o que você está vivendo. Além de tirar um pouco o peso do que você está sentindo, vai te ajudar a dar um novo olhar para a Raiva.

Não sabe com quem conversar?

Fale com a gente. Envie uma mensagem para (37) 99139-0013.

Vamos ficar felizes em escutar você.



Fontes:

https://crhcf.org/insights/understanding-the-anger-caused-by-grief/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325564#life-stress

https://www.nami.org/Your-Journey/Individuals-with-Mental-Illness/Taking-Care-of-Your-Body/Managing-Stress

Compartilhar: