Já faz 365 dias que vemos a dificuldade em lidar com o Isolamento em nossas casas, com nossos amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Após o choque inicial da imposição do isolamento, no mês de Março de 2020, completamos, esse mês, um ano já acostumados ao Novo Normal.

E com a expectativa de uma nova abertura e volta ao convívio comum, recebemos também uma certa preocupação sobre como vamos nos readaptar depois de longos meses de trabalho remoto e distanciamento frente às novas mudanças de um mundo (quase) sem máscaras.

Será que poderemos voltar ao que éramos?

Estatísticas mostram que os níveis de Ansiedade, Depressão e consumo de Álcool aumentaram ao redor do mundo em tempos de pandemia. No Canadá, por exemplo, uma pesquisa indica que eles quadruplicaram.

E, afinal, quais serão as consequências a longo prazo de um ano de isolamento para as nossas relações e Saúde Mental?

A conscientização sobre a importância com a Saúde Mental aumentou consideravelmente e tendências já mostram que ela deve ser um ponto chave na nossa sociedade do Pós Pandemia.

Se de um lado passamos doze meses de preocupações com a economia, com a comunidade e a saúde das pessoas que amamos, de outro passamos a nos importar mais com os cuidados com a Saúde Mental: mais pessoas falam sobre o assunto – que já foi tabu por muito tempo -, procuram ajuda profissional e estão mais propensas a continuar o debate sobre o acesso a profissionais da área.  

Algumas Tendências para os Cuidados com a Saúde Mental, de acordo com a Forbes

Em um artigo recente, a revista Forbes pontuou quatro tendências da Saúde Mental, principalmente no novo formato de trabalho à distância, para 2021

É inegável que o último ano mudou a forma que nos relacionamos e transformou para sempre os ambientes de trabalho. E não é à toa que empresas estão vendo cada vez mais a necessidade de fazer mudanças drásticas para sobreviver e oferecer apoio aos funcionários.

No topo da lista de mudanças, junto com o bem estar e o incentivo ao Auto Cuidado, está a iniciativa de transformar discussões sobre a Saúde Mental em uma prática comum dentro dos organismos empresariais, mesmo que à distância.

O Trabalho Remoto chegou para ficar

Scott Shute, Mindfullness do LinkedIn, diz que “Em 2021, a liderança precisará repensar uma nova cultura híbrida, pois muitos de nós continuaremos a trabalhar em tempo parcial, senão em tempo integral, todos juntos”

Em 2020, vimos que, ao contrário do que muitos pensavam, trabalhar de casa aumenta a carga horária de trabalho. A dificuldade em colocar limites contribui para longas horas em frente ao computador, menos pausas e, consequentemente, mais estresse. Tal fato, comumente gera o aumento do esgotamento profissional e estado de extremo estresse e crônico (mais conhecido como BurnOut) nos colaboradores.

Por causa disso, as empresas que facilitam o descanso dos funcionários vão se tornar a norma no mercado de trabalho da Nova Era. Além disso, a acesso à Psicólogos, meditação e outras práticas alternativas de bem estar também se tornarão benefícios essenciais para os colaboradores em 2021.

E a Boa Notícia?

A boa notícia, é que a isolamento iniciou uma grande mudança que pode ter impactos muito positivos à longo prazo sobre a forma como enxergamos a nossa Saúde Mental e a importância dela para a construção de uma comunidade em equilíbrio.

Vivemos agora o início de uma longa batalha para desistigmatizar o assunto, tanto no ambiente de trabalho, como na vida.

Se 2020 foi marcado por momentos difíceis e a explosão de transtornos como a Ansiedade e Depressão, 2021 chegou como um apelo da Esperança: Pesquisas também mostram que no ano em que vivemos, o otimismo para mudanças positivas, perda de peso e para o que está por vir é o que reina dentro de nossas casas.

E só nos resta esperar e nos preparar para o Novo mais uma vez. Que essa vontade de melhoria se torne prática no Pós Pandemia e que o cuidado com a nossa Saúde Mental possa ser mais um dos nossos aliados na Qualidade de Vida.


Fontes:

https://www.forbes.com/sites/bryanrobinson/2021/12/28/4-post-pandemic-mental-health-trends-and-predictions-for-2021/

https://medicalxpress.com/news/2020-05-post-pandemic-mental-health.html

Compartilhar: