Esquecer a porta aberta, a carteira dentro de casa ou um compromisso, podem parecer distrações pequenas e corriqueiras do nosso dia a dia, mas é desorientador quando se torna frequente, especialmente se ocorre no meio de uma experiência dolorosa como o Luto.

O que muitas vezes não sabemos, é que a nossa memória pode ser impactada pelo próprio processo de Luto.

Como e Por Que o Luto pode Afetar a nossa Memória?

Um estudo publicado recentemente trouxe à tona que enlutados tem a memória de curto prazo afetada. E o que isso quer dizer?  

A memória e curto prazo é o que nos permite reter novas informações durante um curto período.

De acordo com o site Cognifit, “a memória de curto prazo retém temporariamente as informações processadas que desaparecem rápido ou se transformam em memória a longo prazo. A memória de curto prazo possui duas características principais: uma capacidade limitada e uma duração definida”.

Ou seja, quando a memória de curto prazo é impactada “(...) perdemos a capacidade para reter informações durante um período curto de tempo. Isso dificultaria muito, ou até impossibilitaria entender frases longas e acompanhar uma conversa”

As pessoas que vivem o Luto Complicado que participaram do estudo, conseguiram lembrar de todas as memórias, se nelas contivesse a presença do falecido. No entanto, as outras memórias foram afetadas.

Saiba mais sobre os diferentes tipos Luto aqui.

De acordo com Lisa Lundstrom, do site “Simple Smart Science”. “ao passo que o processo de Luto é diferente para cada indivíduo e pode variar drasticamente em duração para cada pessoa, os problemas de memória normalmente voltam ao normal uma vez que a oportunidade de fechamento do ciclo do Luto ocorre”.

É também importante reconhecer que, por mais que o Luto seja comumente conhecido como o processo de lidar com a morte de alguém amado, ele também pode estar ligado a outros fatores. Perder o emprego, o fim de um relacionamento, entre outros, também estão conectados ao processo e, consequentemente, à perda de memória.

O que pode ajudar tal situação:

Acima de tudo, tenha em mente que passar por isso é normal durante o Luto. Até os episódios mais assustadores de perda de memória são uma mensagem de alerta para uma necessidade do seu corpo.

Dormir a quantidade de horas que o seu corpo pede, descanso mental, boa alimentação e atividades físicas são coisas que podem ajudar a sua memória a melhorar aos poucos e ainda contribuir para a sua saúde e bem-estar.

Nem sempre temos disposição para cuidar de nós mesmos enquanto vivemos o Luto, por isso peça ajuda caso seja necessário.

É importante ressaltar que, caso a perda de memória perdure por mais de anos, é sugerido entrar em contato com um profissional Psicólogo da sua confiança.

Se você estiver passando por isso hoje, fale com a gente.

Ligue para (37) 99139-0013

Conte para nós a sua experiência. Você já teve lapsos de memória durante o Luto?


Fontes:

https://www.joincake.com/blog/grief-and-memory-loss/

https://www.simplesmartscience.com/good-grief-how-mourning-can-affect-your-memory/

https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/memoria-a-curto-prazo

Compartilhar: