Quando queremos que um pequeno tenha um diploma na faculdade procuramos a melhor escola. Quando queremos que uma criança aprenda a nadar, a matriculamos em um curso de natação.

Mas e quando queremos que os pequenos aprendam a expressar seus sentimentos, serem bons líderes e terem empatia, o que fazemos?

O nome do conjunto das habilidades que precisamos para desenvolver tais competências se chama Inteligência Emocional ou IE e, apesar de ainda não existir um curso para isso, ela pode ser treinada no dia a dia.

Por definição, a IE pode ser definida pela habilidade de um indivíduo em identificar, avaliar, controlar e expressar emoções.

Ter a habilidade para lidar com as situações inesperadas da vida e exercitar a resiliência são coisas que aprendemos à medida em que construímos nossa cadeia de experiências. 

Portanto, ao viver a situação de isolamento de hoje, não podemos esperar que os pequenos reajam da mesma forma que nós.

Além de serem novos no ramo das experiências de vida, o desenvolvimento das competências que lidam com a frustração, saudade e estresse não são facilmente encontradas nos currículos escolares.

Esse tipo de inteligência se forma ao passo que os pequenos começam a entender como os sentimentos afetam as pessoas ao redor deles.

Ou seja, uma combinação de empatia e autoconsciência.

Por que devemos ensiná-la para as crianças?

Cultivar a Inteligência Emocional nas das crianças é importante para o sucesso, principalmente, nos relacionamentos interpessoais.

Se começamos a fazer cedo, estamos preparando os pequenos para aprender a como se comunicar efetivamente, ter mais compaixão, mais empatia e altruísmo.

Isso também os ajuda a reconhecer e entender as próprias emoções e as emoções das pessoas que os cercam.

E como desenvolver a Inteligência Emocional nos Pequenos?

A capacidade de expressar sentimentos de forma construtiva é necessária em grande parte das experiências que temos, desde o âmbito profissional ao pessoal.

Quanto mais cedo uma criança entende como lidar com as próprias emoções, mais bem preparada ela está para lidar com desafios, conflitos, estresse e decepções.

E não é só isso.

Um estudo feito pelo Centro de Inteligência Emocional de Yale indicou que as crianças com uma IE mais desenvolvida também tem a tendência de apresentar melhores notas e permanecer na escola.

Por isso, a seguir, compartilhamos duas maneiras simples, para você ajudar um pequeno ou uma pequena a desenvolver essas habilidades aos poucos:

1 – Ajude-as a reconhecer as próprias emoções

Comece pedindo para ela nomeiem o que estão sentindo. Seja frustração, raiva ou tristeza, ajude-as também a entender como essa emoção está afetando outras pessoas. Você pode pedir para que façam um desenho ou trabalhem com as cores.

2 - Converse com elas sobre as suas próprias emoções

Uma das melhores maneiras de ensinar é mostrando na prática. Converse com as crianças sobre como você se sente e permita que eles percebam sozinhos. Você também pode aproveitar para mostrá-los como você lida com emoções fortes como frustrações, decepção e a raiva. E não esqueça das emoções positivas também!

Como pais, responsáveis ou parentes, um dos nossos maiores sonhos é poder preparar os pequenos com tudo que eles precisam para lidar com a vida. Enquanto as escolas e as notas são importantes, a Inteligência Emocional também se apresenta como necessária.

Ajudar os pequenos a construí-la vai ajudá-los a alcançarem o sucesso em um nível muito mais profundo e realizador em todas as áreas.

Ter um futuro brilhante é mais do que conquistar o diploma. É poder esperar que os nossos pequenos cresçam com uma boa saúde emocional que as ajude a desenvolver relações fortes e saudáveis para toda a vida.


Fontes: 

https://littlesunshine.com/why-its-so-important-to-teach-children-emotional-intelligence/

https://www.huffpost.com/entry/how-to-build-emotional-intelligence-in-your-child_b_7578640

Compartilhar: