Você, às vezes, sente que está pisando em ovos quando fala sobre a morte?

Nem sempre a gente sabe o que fazer e o que falar para confortar um amigo ou amiga que vive o Luto.

Ficamos horas tentando escolher as palavras certas e, no fim, acabamos em silêncio com medo de magoar quem já vive um momento delicado.

Você passa por isso?

Se sim, leia a seguir cinco perguntas que separamos para que você converse e entenda melhor um amigo em Luto.

1 - “Como estão as coisas com a sua família e amigos?”

Se o relacionamento com a família e amigos do enlutado está complicado, essa pergunta ajuda você a entender o quão isolado ele ou ela se sente. Sabendo disso, você pode aproveitar o momento para apresentar novas redes de apoio para que recorra e momentos difíceis.

2 -“Como você está se sentindo?”

Fazer essa pergunta incentiva o enlutado a verbalizar pensamentos e sentimentos. É importante lembrar que não existe uma resposta correta, há apenas a indicação se eles estão se sentindo confortáveis para falar sobre o assunto.

3 - “Você pode e contar sobre o seu ente querido?”

Se o seu amigo perdeu alguém próximo a ele recentemente, essa pergunta pode ser útil para que ele comece a relembrar a pessoa. Revisitar as memórias de quem amamos também pode ser uma parte importante do processo de luto.

4 - “Você passou por outras situações difíceis recentemente?”

Essa pergunta ajuda a entender se a pessoa passou por um período prolongado de dificuldades ou se o Luto vem sendo uma experiência isolada.

Caso sinta necessidade, você pode sugerir que ele/ela um profissional de confiança para ajudar a lidar com o processo.

5 - “O que posso fazer para ajudar?”

Essa é a pergunta de Ouro. Saber o que você pode fazer, de acordo com as necessidades do seu amigo ou amiga é muito importante já que cada luto é único.

No entanto, ao fazer a pergunta, é igualmente importante estar ciente dos seus próprios limites, para que não se torne pesado para você.


Gostou das dicas? Esperamos que cada pergunta acima possa ajudar você a guiar uma conversa produtiva e saudável com quem vive hoje um momento tão difícil como a morte de alguém amado.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente através do (37) 99139-0013.

Você tem algum amigo ou amiga que vive o processo de luto hoje?

Conheça o nosso instagram em @horizontes_cuidar

Compartilhar: