A Procrastinação é o ato de evitar tarefas. Normalmente, é a prática de colocar no lugar de responsabilidades urgentes, outras não tão urgentes assim.  

Quando isso acontece frequentemente, a Procrastinação pode nos levar ao maravilhoso mundo do “Amanhã eu faço” e atrasar as nossas vidas mais do que imaginamos.

Você já fez isso?

Então leia o artigo para descobrir como contorna essa situação para não deixar a sua vida para o último minuto.

Por que procrastinamos? As razões mais comuns:

Ter que fazer tarefas desagradáveis

Nós evitamos fazer algo que nos desagrada, com tantas distrações e possibilidades, fica mais fácil fugir das tarefas “chatas”.

Se você está trabalhando de dentro de casa, o famoso home office, provavelmente sentiu que o seu nível de procrastinação aumentou também. Afinal, temos todos os subterfúgios que amamos ao alcance das nossas mãos e sem ninguém vigiando, certo?

Mesmo que não esteja, você provavelmente já viveu alguma situação na sua vida em que perdeu algo importante por causa da Procrastinação. Deixar de pagar uma conta, não entregar o trabalho da faculdade ou o relatório no trabalho parecem coisas pequenas, mas que, aos poucos e em grande quantidade, são grandes vilões das nossas metas e autoestima.

A busca pelo Prazer Imediato

Grande parte das pessoas busca se sentir bem e quando procrastinamos procuramos tarefas que nos deem a sensação de felicidade.

O problema é que nem tudo na vida é construído a base da felicidade instantânea, pelo contrário. Os grandes sonhos que conquistamos e a felicidade duradoura tem como base a construção diária através de tarefas que nem sempre são agradáveis.

Falta de Autoconfiança

Quando confrontados pela dificuldade em alguma tarefa, pessoas com baixa autoconfiança desenvolvem resistência e dúvidas sobre as próprias habilidades.

Quando a baixa Autoconfiança faz com que as pessoas evitem atividades, elas acabam perdendo oportunidades de adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Os Custos da Procrastinação....

Pesquisas mostram que a procrastinação pode afetar as nossas vidas a curto, médio e longo prazo mais do que imaginamos.

Procrastinadores tendem até a adiar até consultas médicas e tratamentos. 

Além disso, um estudo feito em pelos pesquisadores Tice e Baumeister em 1997, mostra que o hábito de deixar as coisas para última hora, geralmente resultada em baixa performance no trabalho e diminuição do nível de bem estar.

....e como acabar com a ela:

1 – Invente um jogo para completar as tarefas que não gosta de fazer

Faça um jogo com você mesmo: coloque tempo em uma tarefa e veja se consegue super a cada vez: pode ser lavar louça, limpar a casa, organizar os papeis antigos...

Bateu a meta do tempo e completou a tarefa? Dê si mesmo(a) um presente!

2 – Desenvolva a sua Autoconfiança

Para fazer isso, valorize todos os passos da sua jornada de vida até agora e pense nas coisas que você já conquistou.

Faça uma lista para olhar todos os dias se necessário.

A falta de Autoconfiança é uma mentira que a nossa mente cria. E, quando a mente é confrontada com fatos, ela não consegue mais sustentar a mentira que inventou.

3 – Coloque a Procrastinação na Agenda

Separe momentos estratégicos para a Procrastinação. Quando você coloca atividades prazerosas em horários de descanso - ou em períodos em que a sua concentração não é tão boa - garante a sua dose de felicidade sem culpa e pode retornar ao trabalho mais feliz.  

Mas atenção! Fique atento(a) para respeitar sempre os limites de horário que você se propôs.

E aí? Gostou das dicas?

Quando você procrastina, deixa a sua vida para o último minuto.

Queremos saber de você! O que você faz quando procrastina?

Para mais dicas e conteúdo de saúde, bem estar e cuidado, siga a Cuidar Assistência no Instagram.


Fontes:

ww.psychologytoday.com/us/blog/science-choice/201606/the-5-most-common-reasons-we-procrastinate

Compartilhar: