Ter que lidar com situações estressantes e milhões de coisas para fazer e resolver em um dia pode ser exaustivo. Por isso, é comum que existam dias que a gente só quer que o mundo pare para a gente poder recarregar as baterias.

Acontece que nem sempre podemos apertar o pause e ir descansar, principalmente quando existem outras pessoas que dependem de nós e contas a pagar.

No artigo “Cansaço e o Luto” falamos um pouco sobre como é comum sentir baixos níveis de energia enquanto vivemos o Processo também. E, além do próprio processo, a necessidade de manter uma rotina – muitas vezes estressante – pode influenciar ainda mais na nossa Motivação.

Pensando nisso, separamos 5 formas de combater o Cansaço Mental, não apenas para quem vive o Luto, como para todos que passam por isso hoje:

1 - Examine o que drena sua energia e faça as mudanças

Existem algumas situações específicas que podem ser gatilhos para o cansaço. Por exemplo, discussões, reclamações ou atividades simples.

Tente reconhecer o que é um gatilho para você. Depois que você perceber o que causa isso, tente mudar a forma com que lida com a situação.

Caso seja uma questão no trabalho, converse com seus colegas ou superiores sobre como podem te ajudar a achar uma solução para o problema.

2 - Desenvolva fontes criativas de motivação interna.

O nosso cérebro procura sempre satisfação imediata. Por isso, sempre que você tiver que lidar com uma situação estressante dê um presente para si mesmo. Você pode ser criativo.

3 - Pratique Mindfullness

Quando nos encontramos em um estado de consciência corporal, é mais difícil que situações estressantes nos desestabilizem.


4 - Faça Pausas durante o Trabalho

Trabalhar oito horas direto com apenas a pausa do almoço é cansativo para a nossa mente. Foque nas atividades por um período e quando achar necessário, dê uma pausa de cinco minutos. Você, inclusive, pode aproveitar a mesma motivação interna do número 2 durante os cinco minutos.

5 - Aumente as suas redes de Suporte

Ter uma rede de suporte confiável é muito importante para a Saúde Mental, especialmente quando vivemos um luto. Você pode recorrer a um amigo ou um membro da sua família com o qual se sinta confortável. O importante é ter alguém com quem você possa conversar e se sentir confortável.

Grupos de Apoio também são ótimas alternativas para quem busca uma rede de suporte confiável.

Se você vive o processo de Luto e quer expandir a sua rede de suporte, envie uma mensagem para (37) 99139-0013.

Gostou das dicas?

Pratique cada uma delas para que o dia a dia não se torne tão pesado.

Seu estado mental merece ser preservado e protegido.

Siga o Horizonte no Instagram: @horizontes_cuidar


Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/mentally-exhausted

https://www.lifehack.org/798995/mentally-tired

Compartilhar: