Se você ama os animais, vai ficar feliz em descobrir que ter um animalzinho de confiança pode ser uma ótima ajuda extra durante momentos difíceis. 

Você já teve um pet?

Se sim, talvez já tenha percebido o quanto eles são sensíveis para notar nuances do nosso comportamento que, muitas vezes, pessoas próximas não conseguem.

Eles ouvem o nosso choro à distância e sempre que estamos magoados ou nos sentimos sós, são os primeiros a aparecer.

A sensibilidade dos bichinhos de fato é de outro mundo. Por isso, não é por acaso que uma área que vem recebendo atenção especial nos últimos anos é o papel dos animais nas áreas de suporte emocional.

A terapia com assistência com animais, é usada nos Estados Unidos, desde os meados da década de 40, como uma forma de oferecer suporte no tratamento de ex combatentes da Segunda Guerra Mundial.

E, ao longo dos anos, os pets provaram que são mais do que capazes em oferecer suporte em diversas situações, especialmente durante o Luto.

Os Benefícios dos Animais durante o Processo de Luto

O processo de Luto é individual, e cada um tem uma maneira única de lidar com ele. No entanto, quando falamos do falecimento de alguém querido, existem muitos benefícios em passar um tempo com um amigo de quatro patas.

Vamos explicar alguns a seguir: 

Os animais têm uma grande capacidade de oferecer apoio emocional.

Pesquisas recentes mostraram que pessoas que pessoas que convivem com animais regularmente produzem mais ocitocina (um dos hormônios responsáveis pela sensação de felicidade). De outro lado, outras evidencias também sugeriram que o contato com os bichinhos reduz a produção de cortisol.

Além disso, eles também são ótimos em ajudar pessoas que enfrentam traumas e isolamento social.  

Após o falecimento de alguém que amamos, é normal sentir vontade de se distanciar da rotina e de pessoas. Um dos benefícios em interagir com animais é que reduz o sentimento de isolamento.

Além disso, estar com um pet, pode aumentar o senso de segurança, conforto, propósito e até companheirismo.

É por isso que, o Horizontes, agora também tem uma mascote de quatro patas, a Serena. Hoje, ela ajuda adultos e crianças durante o processo de Luto do Grupo de Apoio.

Nossos melhores amigos de quatro patas, não tem esse título por acaso. A sensibilidade dos bichinhos ultrapassa a barreira da linguagem para dizer o mais incondicional “eu te amo”. Algumas vezes, eles só ficam ali, parados na porta do quarto nos encarando e dizendo com o mais sincero olhar algo que humanos muitas vezes falham em comunicar:

“Eu estou aqui”.

Quer conhecer um pouco mais do “trabalho” da Serena?

Siga o Horizontes e a Cuidar Assistência no Instagram!  


Fontes:

https://www.imortuary.com/blog/the-role-of-animals-in-grief-and-bereavement/

http://thebereavementacademy.com/emotional-support-animals/

https://www.sacramentoinjuryattorneysblog.com/animals-grieve/

Compartilhar: