Lidar com a morte de um membro da família ou amigo nunca é fácil, independente da idade. O Luto é um processo doloroso e duradouro, mas também é uma parte importante da despedida.

Para os adultos, o Luto, normalmente aparece em ondas e pode levar meses, e até anos, para que o processo se complete. Por outro lado, em crianças, as emoções podem se transformar muito rapidamente alternando entre tristeza, frustração, raiva, alegria e até empolgação.

Quando intensas emoções surgem com tanta frequência e desordem dentro dos pequenos eles podem se sentir exaustos e confusos com o processo. E, enquanto alguns tem a tendem a ficar mais quietos, introspectivos e se ausentar das atividades quotidianas, outros podem expressar os sentimentos através de comportamentos rebeldes e desafiadores.

A verdade é que, da mesma forma que os adultos, o Luto de cada pequeno é individual. É preciso levar em conta a idade, as experiencia e a personalidade da criança para criar maneiras de ajudá-la a passar por isso da melhor forma que for possível.

A partir do momento que muitos desenhos infantis mostram a morte como algo temporário e reversível, crianças muito pequenas podem ter dificuldades em entender o conceito da morte como permanente, por exemplo.

Pensando nisso, separamos 3 dicas valiosas para ajudar os responsáveis a ajudar os pequenos a entender, elaborar e lidar com o Luto, a seguir.

1 – Explicando a Perda:

Crianças também precisam de fatos. Elas têm a tendencia de ser sensíveis e perceptivas. Por isso, seja sempre honesto nas explicações. É possível que elas notem quando você ou outra pessoa está mentindo para tentar protegê-las.

Você não precisa dar muitos detalhes sobre a morte, mas explique a causa e como aconteceu, se foi gradativo ou um acidente. Assim, elas vão entender que cada caso é um caso e não precisam temer que o mesmo aconteça com as outras pessoas que amam.

Os assegure de que o ocorrido não foi culpa deles e que está tudo bem brincar e se divertir se tiver vontade.

2 – Dizendo Adeus

Todas as crianças tem o direito de dizer adeus, independente da idade. Mesmo que muitas não entendam ou não possam participar do funeral, existem outras formas de ajudá-las a dizer adeus àqueles que amam.  Construir um Livro da Memória com fotos do ente querido, recordações é uma delas. 

Com dúvidas se deve ou não os pequenos ao Funeral? Assista ao vídeo da Tia Margarida em @horizontes_cuidar

3 – Lidando com as Emoções

Dependendo da idade, muitos pequenos ainda não sabem nomear ou entender as próprias emoções. Existem muitos livros e filmes infantis que ajudam pais e crianças a começar uma conversa sobre o Luto.

Caso eles sintam dificuldade ao dizer o que estão sentindo, faça perguntas que os ajude a expressar.

Como já dissemos, o Luto é um processo individual para gente grande e gente pequena. No entanto, as atitudes que fazem a diferença para todas as idades podem ser muito simples e semelhantes. Cada um de nós, ao viver o Luto, precisa de apoio, validação e segurança. E, claro, com os pequenos não seria diferente.

A primeira vez que lidamos com a morte é inesquecível, mas podemos fazer dessa, uma maneira de mostrar aos pequenos durante o processo lições valiosas sobre a morte, o ciclo da vida e, principalmente sobre o Amor.

É um momento que as crianças vão lembrar para o resto da vida, portanto que seja uma experiencia em que eles lembrem também o quanto se sentiram acolhidos e amparados.

E, caso você precise de apoio, o Horizontes está aqui para ajudar você e os pequenos.

O Horizontes oferece suporte com ferramentas e atividades lúdicas especializadas no Luto infantil. Entre em contato conosco através do (37) 99139-0013

O grupo é gratuito e todos são muito bem vindos.


Fontes:

https://kidshelpline.com.au/parents/issues/supporting-child-through-grief-and-loss

https://www.scarymommy.com/helping-children-through-grief/

https://www.verywellfamily.com/signs-of-grief-in-children-and-how-to-help-them-cope-4174245

Compartilhar: