Se você tem ente querido idoso, provavelmente sabe que dizer para ele para ficar em casa -  mesmo depois da vacina - por si só, já é uma tarefa difícil. Além disso, muitas pessoas mais velhas enfrentaram as perdas de amigos e familiares durante o último ano, contribuindo para que o momento seja ainda mais delicado.

Então, afinal, o que podemos fazer para ajudar a melhorar a qualidade de vida deles?

Ficar em casa ainda é essencial.

Ao passo que envelhecemos nossas necessidades e preocupações se transformam.

Você provavelmente já viu um dos inúmeros vídeos de idosos querendo quebrar a quarentena durante a pandemia. Isso não é incomum. Muitos ainda não entendem as reais consequências da Covid 19, afinal já passaram por muito nessa vida que mais uma gripe não parece tanta coisa para eles.

Acontece que não é apenas mais uma gripe e, apesar de muitos já terem tomado a vacina, alguns cuidados ainda são necessários para a proteção dos próprios e da comunidade como um todo.

De acordo, com a Dra. Ria Paul, geriatra da Stanford Health Care, a melhor prática para os sêniores ainda é praticar o distanciamento social.

Sabendo da dificuldade da imposição do isolamento, separamos algumas dicas que pessoas mais jovens podem seguir com o objetivo de ajudar os idosos que amam a lidar melhor com o que vivemos hoje.

1 – Separe um tempo para ensinar os mais velhos como se manter conectados

Conexão é essencial para todo ser humano.

Da mesma forma que as gerações mais novas, os idosos não querem sentir que estão isolados dos amigos, das coisas que amam fazer e da cultura em si. E a maneira que podemos fazer parte da comunidade hoje é online.

Por isso, uma das coisas que podemos fazer é ensinar os idosos a se manter conectados digitalmente.

Antes de começar, tenha em mente que eles já aprenderam muitas habilidades ao longo da vida e que aprender uma nova do zero pode levar certo tempo.

Eles não precisam aprender a estar em todas as redes sociais de uma vez, leve o tempo que precisar e explica quantas vezes for necessário

2 – Garanta que eles estão bem informados sobre a Pandemia

Uma vez que os idosos já estão dentro do mundo digital, precisam aprender que nem todas as informações compartilhadas são totalmente verdadeiras.

As “Fake News”, comuns em aplicativos de mensagens, podem levá-los a acreditar em fatos que não são verdadeiros, principalmente a respeito da pandemia.

Seja você uma fonte de informação confiável e tente atualizá-los sobre o que está acontecendo no momento.

3 - Seja o Suporte Emocional para que eles possam desabafar e contar como se sentem

Os idosos não se preocupam apenas com as próprias vidas, eles pensam muito em como estão os amigos e a família. Além disso, muitos estão vivendo o Luto agora.

Encoraje-os a conversar sobre como se sentem, ouça e valide seus sentimentos.  Você não precisa ser o único suporte emocional, faça uma lista de outros membros da família e amigos que podem fazer parte da rede de apoio.

É importante lembrar também que a depressão e a ansiedade não têm idade. Mesmo que muitos idosos não entendam os sinais de que apresentam esses quadros, eles não desaparecem simplesmente.

Por isso, cabe a nós estarmos atentos a cada mudança de comportamento para entender como melhor podemos ajudar.

Existem psicólogos especialistas no tratamento de idosos que podem ser uma opção para quem vive isso hoje.

A Saúde mental é importante pilar da saúde física que fortalece o sistema imunológico.

4 - Autonomia, Independência e Liberdade é um direito

Vivendo o isolamento social hoje, percebemos o quanto é ruim a sensação de perder o controle da própria vida, do próprio espaço e da própria liberdade.

Muitos idosos já viviam essa sensação todos os dias, quando são impedidos pela família ou cuidadores de praticarem coisas simples para si mesmos.

Por isso, se você cuida de um idoso, separe tarefas das quais ele pode ser responsável. Existem muitas coisas que eles podem fazer por si mesmos.

Preservar a sensação de liberdade através da autonomia é importante para diminuir os efeitos do isolamento que vivemos hoje.

Gostou das dicas? Muitas práticas listadas acima também podem ser úteis após o fim do isolamento.

Não é apenas sobre estar presente, é estar presente oferecendo tempo de qualidade e melhorias na vida de quem amamos.

Se você tem contato e cuida de um idoso hoje, é muito importante praticar o distanciamento social na sua vida pessoal também. A Dr. Paul comenta que se você se encaixa nessa definição deve “tratar o seu corpo como a extensão do idoso que você cuida”.


Fontes:

https://www.lifecareservices-seniorliving.com/blog/2020-senior-living-trends/

https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/coronavirus-pandemic-how-help-senior-citizens-ncna1190591#anchor-SupportfoodbanksandprogramslikeMealsonWheels

Compartilhar: