Já é uma notícia antiga o quanto os nossos relacionamentos mais profundos foram afetados pelas circunstâncias atuais. A pandemia chegou interrompendo amores, colocando pontos finais no que deveriam ser vírgulas e criando saudades.

E como lidar com o Dia dos Namorados diante de tantas transformações?

As datas comemorativas são momentos muito delicados para quem vivencia o luto, especialmente agora. O Coronavírus não apenas interrompeu a vida de muitos maridos, esposas e namorados, como chegou trazendo questões e urgências para muitos casais.

Ao lidar com a situação extrema, e com o intuito de permanecerem saudáveis emocionalmente, mentalmente e fisicamente, muitos casais perceberam que permanecer juntos não era mais uma opção.

Não é à toa que uma das maiores firmas de Advocacia do Reino Unido, Stewarts, registrou um aumento de 122% nos pedidos de divórcios de julho a outubro de 2020, comparados com o ano de 2019. 

Os dados acima deixam evidente que o Dia dos Namorados de 2021 não vai ser como os outros. O Luto da separação é tão importante quanto todas as outras formas de Luto. 

E o fato de a separação conjugal ser uma escolha, não faz dela menos dolorosa.

Quando alguém que amamos vai embora, é como se levasse na mala todos os sonhos criados juntos. Ressiginificar a perda é urgente, mas ressiginificar o futuro que tínhamos imaginado para nós é mais urgente ainda.

E é inegável que muitas pessoas passarão o dia 12 de junho sozinhas, talvez pela primeira vez em muito tempo.

Como outras datas comemorativas, o Dia dos Namorados desse ano pode trazer muitas lembranças. E com elas, a saudade e a tristeza na despedida de um grande amor.

A verdade é que o Coronavírus, e as inúmeras mudanças que vivemos, deixou em evidência o Luto em todas as suas formas.

E a saudade dói em toda forma de Luto.

Independente do tempo e da distância, todo o Amor que damos é nosso. Que seja o momento de refletir e cuidar de nós e de quem amamos, independente de qualquer coisa.  Que seja um dia para celebrar o Amor que tivemos e sentimos.

Mesmo que ele já não esteja tão perto de nós.

Se você vive o Luto hoje, e quer conhecer algumas formas de amenizar a dor que o Dia dos Namorados traz, veja algumas sugestões aqui.

E, se você conhece alguém que vive o Luto, mande uma mensagem no Dia dos Namorados. Pode fazer toda a diferença.  

Conta para nós nos comentários: o que significa o Dia dos Namorados hoje para você?


Fontes: https://www.bbc.com/worklife/article/20201203-why-the-pandemic-is-causing-spikes-in-break-ups-and-divorces

Compartilhar: