Desde pequenos aprendemos que existem emoções “boas” e “ruins”. Aprendemos que emoções positivas precisam ser compartilhadas, ao passo que as “negativas”, devem ser escondidas e evitadas a todo custo.

Acontece que cada emoção tem um Propósito e todas elas só querem ser ouvidas. Toda vez que suprimimos o que sentimos de propósito, negamos uma parte nossa também.

Abraçar todas as emoções nos ajuda a sobreviver em qualquer cenário e desafio que seja apresentado para nós no decorrer da vida.

A Tristeza é uma emoção ativa e o objetivo dela – por incrível que pareça - é nos ajudar a reconstruir a nossa força, energia vital e a coragem para enfrentar as adversidades. Ela tem um papel muito importante na nossa jornada do Autoconhecimento como resultado de um movimento interno de adaptação e rearrumação do que é de fato importante para nós.

Sabendo da importância dessa emoção, separamos 5 dicas para te ajudar a abraçar a tristeza de forma saudável:

1 - Chore quando precisar chorar.

Muitos de nós, tentamos afastar a tristeza quando sentimos que ela está chegando. Parece algo simples, mas é uma prática.

2 – Se alguém perguntar “Como vai você?”, você pode ser honesto (a)

Muitas vezes entramos no modo automático na hora de responder à essa pergunta. O que as vezes esquecemos é que as pessoas adoram ajudar e ouvir. Se você se sentir à vontade para falar como se sente, pode fazer isso. 

3 - Procure um psicólogo ou uma rede de apoio confiável que possa te ajudar a encontrar ferramentas novas para lidar com a dor.

Receber e aceitar suporte durante as fases difíceis da vida é essencial. Outras perspectivas de uma situação similar podem nos ajudar a encontrar novas maneiras de enxergar a nossa jornada.

4- Mapeie os pontos mais dolorosos

Quando falamos de Luto, tudo pode nos lembrar quem amamos e, por isso, pode ser difícil entender exatamente o que acorda a tristeza.

Ao mesmo tempo, você pode tentar entender certos gatilhos. Às vezes uma música, uma rua ou uma frase de alguém podem trazer a tristeza à tona e está tudo bem evitar certas coisas se você sentir que não está preparado(a) para lidar com elas. Abraçar a tristeza não quer dizer que você precisa aceitar ela o tempo todo.

5 - Honre sua dor e tristeza...

Elas são um reflexo do Amor.  

Toda emoção tem um Propósito, elas são mensagens do nosso mundo interno e apontam um caminho que precisamos percorrer para ressignificar a realidade e reconstruir a nossa força. Você pode honrá-las sem que deixe comandarem a sua vida.

A única coisa que uma emoção pede de você é que ela seja ouvida. Por isso, quando evitamos um sentimento, é comum que ele venha com mais força para chamar a nossa atenção, até o momento em que conseguimos nos abrir para a sua presença, mesmo que em pequenas doses homeopáticas.

Lembre-se: As dicas acima são apenas sugestões e você conhece o seu processo de Luto melhor do que ninguém. Leve sempre o tempo que precisar, principalmente, respeitando os seus próprios limites.

Para fazer parte do grupo de Apoio ao Luto Horizontes, envie uma mensagem por aqui.


Fontes:

https://exploringyourmind.com/the-positive-purpose-of-sadness/

https://www.centerforloss.com/2016/02/embracing-the-sadness-of-grief/

Compartilhar: