Muitos pais e responsáveis enfrentam dificuldades na hora de conversar com as crianças sobre a morte ou comunicar o falecimento de um ente querido. Sabemos que, por mais falante que uma criança seja – nem sempre ela consegue expressar ou entender a profundidade dos sentimentos.

Pensando nisso, separamos três atividades que ajudam as crianças a elaborarem melhor o Luto, com o acompanhamento dos pais e/ou responsáveis:

1 - Desenhos

Os desenhos são pontes entre o mundo imaginário e o mundo real. Todo desenho feito é rico em símbolos e fazem parte da percepção que os pequenos tem de diversas situações e que, muitas vezes, não conseguem expressar.

Através deles podemos perceber emoções valiosas como a tristeza, angústia, medo, culpa... E, assim, ajudar os pequenos a entender melhor o que sentem.

Muitas vertentes da Psicologia, inclusive, utilizam a arteterapia como parte do processo de Cura – tanto para crianças, como para adultos. Falamos mais sobre isso nesse Artigo.

2 - Histórias e Filmes

Contar histórias para as crianças também é uma ótima atividade para crianças e adultos, principalmente se você não sabe por onde começar.

Quando alguém amado falece, os adultos normalmente se perguntam como podem conversar com os pequenos de forma mais adequada. Muitos livros podem ajudar nisso.

3 - Muita conversa!

A conversa e sinceridade são sempre a melhor forma de ajudar os pequenos a elaborar a perde de alguém que amam. Ser honesto sobre o que aconteceu e sobre o que sentimos também é importante para eles perceberem que também tem permissão para fazer o mesmo.

É importante lembrar que o Luto Infantil pode se apresentar de diferentes formas com base na idade e desenvolvimento de cada criança. Independente da atividade que você escolha fazer, a conversa e o diálogo devem estar sempre presentes.

Gostou do Conteúdo?

Siga o Horizontes em @horizontes_cuidar no Instagram para mais dicas como essas.


Fontes:

https://www.funeralhelpcenter.com/how-to-help-children-express-their-grief/

http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/01457a3ecdabb48c9d32790982e67213.pdf

https://blog.xalingo.com.br/2018/02/a-importancia-do-desenho/


Compartilhar: