Dia 26 de Julho é comemorado o Dia dos Avós. Mesmo para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-los, é como se vivessem também através de nós. Por isso, comemorar a data também é celebrar a nossa história e o lugar de onde viemos.

Ter um avô e uma avó na nossa infância é um presente. Eles nos ajudam a entender o mundo, conhecer a nossa herança cultural e impactam positivamente em diversos aspectos da nossa vida, inclusive na nossa sensação de segurança.

Avós e Avôs são muito especiais e tem o poder de contribuir com o nosso crescimento ao enriquecer nossos valores. Estudos mostram que 9 entre 10 adultos sentem grande influência dos avós na formação de suas crenças e valores.

Ou seja, a nossa perspectiva da vida, do que são relacionamentos saudáveis e até do que é o amor também são moldados por eles.

Avós guardam dentro de si um estoque quase ilimitado de experiências e, claro, através das histórias

Através das histórias, avôs e avós compartilham conosco todos os aprendizados valiosos que tiveram ao longo da vida. Além disso, eles são a conexão com a nossa herança cultural e por meio deles conhecemos gerações e mundos que só vemos em fotos e filmes atualmente. 

Conhecer cada detalhe da nossa história também nos ajuda a moldar a nossa identidade e aprender o valor do lugar de onde viemos. Isso contribui para o senso de autoestima e autovalor que todos merecem encontrar durante a vida.

É preciso lembrar que eles passaram por muita coisa. E continuam passando...

O último ano teve um grande impacto na vida dos idosos. Mesmo depois de tanta história vivida, eles tiverem que passar meses em isolamento social por precaução.

Às vezes, com toda a correria das nossas vidas e preocupações, esquecemos de ligar ou mandar uma mensagem para saber se estão bem.

Aproveite o Dia dos Avós para fazer isso. A data é um grande lembrete de que ter a oportunidade de Cuidar de alguém que sempre cuidou de nós é um grande presente.

Celebrar a Memória e as Histórias de todas as formas

Infelizmente, muitas pessoas não terão a oportunidade de estar perto de seus avós no dia 26 de julho. Outras, nunca tiveram a oportunidade de conhecê-los.

Sentimos muito se esse for o seu caso.

Se você vive isso, saiba que é possível celebrar a memória deles, onde quer que estejam.

Revisitar as fotos de família e as histórias de vida, fazer um cartão especial ou escrever uma carta também é uma forma de estar perto de quem amamos.  

Comemorar a data, mesmo à distância, também é uma forma de celebrar o lugar de onde viemos, quem nos tornamos e todo o Amor que nos trouxe até aqui.


Fontes:

https://www.wilmingtonparent.com/family/five-reasons-why-grandparents-are-so-important/

https://www.marabraz.com.br/blog/11-ideias-para-comemorar-o-dia-dos-avos/

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/como-minimizar-os-impactos-da-pandemia-em-idosos/

http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/noticias/1477-a-vida-dos-idosos-durante-a-pandemia

Compartilhar: