A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida ao redor do mundo.

Para quem ainda não conhece o Setembro Amarelo, ele é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina com o objetivo de prevenir, diminuir os casos e conscientizar sobre o Suicídio e a importância do cuidado com a Saúde Mental.

O mês é definido por um conjunto de ações que promovem o diálogo e conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é diminuir as taxas de morte precoce através do apoio e do acesso à informação e profissionais qualificados.

E por que é importante participar ativamente?

Todo ano cerca de um milhão de pessoas tiram a própria vida ao redor mundo. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens atualmente, e quase 97% dos casos - de acordo com o site oficial da campanha - estão relacionados a transtornos mentais como a depressão, bipolaridade e o abuso de substâncias.

No entanto, as estatísticas também são claras no que diz respeito à prevenção e segundo a OMS, 90% dos suicídios podem ser evitados com a ajuda da comunidade e profissionais especializados.

Contribuir ativamente da campanha significa fazer parte de um esforço coletivo que salva milhares de vidas e você pode fazer isso de diversas maneiras, mesmo sem sair de casa.

A mais importante delas é compartilhando, apoio, informação e incentivando o diálogo.


Infelizmente, o tema suicídio e saúde mental sempre foram alvos de muitos tabus dentro da sociedade. Por isso, conversar com as pessoas mais próximas, conhecer os sinais de depressão e desmistificar o assunto dentro da nossa própria casa é uma das formas mais eficientes de prevenir e ampliar o acesso à profissionais da área de saúde mental.

Além disso, o site oficial do Setembro Amarelo disponibiliza uma cartilha com as diretrizes da campanha sobre como incentivar, divulgar e promover a ação em cada região do Brasil.

Como Pedir (e Oferecer) Ajuda: A importância do Centro de Valorização da Vida (CVV)

As ações do mês são o retrato de uma luta que acontece durante todos os outros dias do ano pela valorização da Vida, fim dos tabus e da conscientização sobre a importância do Cuidado com o outro e com a nossa Saúde Mental.

E o CVV, assim como o mês em que estamos, tem uma grande participação nisso.

De acordo com o site oficial da campanha, o CVV atua dede 1962 “no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Hoje, cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio”

Para mais informações acesse o https://www.cvv.org.br/

Juntos podemos oferecer mais suporte, mais informação, mais acesso, e contribuir para diminuir o preconceito e aumentar a busca por profissionais que fazem a diferença.


Fontes:

https://www.setembroamarelo.com/

 http://www.usc.edu.br/circulodigital/90-dos-casos-de-suicidio-poderiam-ser-evitados-segundo-oms/

Compartilhar: