“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

O Provérbio africano acima revela a importância da comunidade, do apoio e de pedir ajuda quando é necessário.

Desde os primórdios vivemos e sobrevivemos em grupo. Dentro de um grupo, cada pessoa tem a sua função e naturalmente as habilidades de nossos vizinhos não sejam as mesmas que as nossas. Para o desenvolvimento de uma comunidade e para que algo novo seja criado, os esforços de todas as partes precisam trabalhar juntos.

Dentro dessa realidade, a ajuda mútua, o apoio e a reciprocidade se tornam palavras-chave.

No entanto, para muitos de nós a ideia de pedir ajuda e contar com o outro ainda é associada a um sinal de fraqueza, o ato, muitas vezes, significa que não somos capazes ou bons o suficiente para lidar com os percalços da vida.

Consequentemente, ao invés de pedir ajuda, colocamos o mundo nas costas e fazemos tudo o que podemos (e o que não podemos) para lidar com tudo nós mesmos (mesmo que as vezes, isso signifique colocar a nossa paz, a nossa saúde física e a o nosso equilíbrio em risco)

No entanto, quando pararmos para pensar a fundo, analisarmos as nossas origens e como chegamos até aqui, perceberemos que isso está longe de ser a realidade mais saudável e natural.

Admitir quando precisamos de ajuda é, na verdade, um grande sinal de força e confiança – na nossa comunidade e em nós mesmos.

Pessoas confiantes normalmente pedem ajuda de outras, não apenas porque se sentem confortáveis o suficiente para mostrar a própria vulnerabilidade, mas porque sabem que tentar fazer tudo sozinhas quase sempre é impossível.

Principalmente durante momentos difíceis, como o que vivemos hoje, apoio da nossa comunidade – seja ela um grupo de amigos ou a nossa família – se faz necessário.

Então por será que ainda evitamos tanto pedir por ajuda?

Veja 4 motivos comuns:

  • Pensamos que é um Sinal de fraqueza, o que afeta diretamente o senso de valor e autoestima
  • Sentimos que estamos perdendo o controle da situação
  • Sensação de estar em dívida com alguém e não saber se seremos capazes de retribuir a ajuda
  • Medo de incomodar os outros: sensação de estar sobrecarregando e incomodando os demais. “Todos estamos vivendo um período difícil e já tem problemas demais para lidar.”

Talvez você já tenha impedido(a) de pedir ajuda por alguma das frases acima, certo?

O problema é que todas as vezes que damos ouvidos para algum desses pensamentos e tomamos a decisão de seguir sozinhos, esquecemos um detalhe muito importante:

Aceitar ajuda também é dar de presente para as pessoas a nossa volta a oportunidade de compartilharem a sua melhor versão.

Se pensarmos pelo outro lado, as chances de que adoramos que alguém confie em nós o suficiente para fazer um pedido importante são grandes. Afinal, quando damos a mão para alguém, nos sentimos necessários, úteis e cheios de alegria por poder fazer algo de valor.

Por isso, da próxima vez que você questionar se deve ou não pedir ajuda a alguém, lembre-se que a sua atitude também é um presente de confiança para o outro.

Uma das grandes vantagens de viver em uma comunidade é cuidar e apoiar quem amamos.

É dessa forma que conseguimos criar grandes coisas.

E você, como lida com as demandas da vida? Já tem o costume de pedir ajuda ou tenta lidar com tudo sozinho(a)?

Compartilhar: