Mudanças fazem parte da vida de todos os nós. Desde a infância, precisamos aprender a dizer adeus para pessoas e circunstâncias que amamos, seja a despedida de um colega que muda para uma nova cidade, a morte de um animalzinho de animação ou de um parente em estado terminal.

De todas as despedidas, talvez a mais dolorosa seja o falecimento de alguém amado. A morte, diferente das outras mudanças, chega de mãos dadas com a saudade e a impossibilidade de novos encontros.

Quando precisamos lidar com um parente e/ou amigo que enfrenta uma doença terminal, adultos e crianças vivem também uma constante expectativa do adeus, além do luto antecipado. Se para quem já é grande, passar por isso é um tanto doloroso, para os pequenos, pode ser confuso e devastador.

Então, será possível preparar as crianças para essa despedida de um ente querido?

Por mais que tenhamos vontade de manter a doença de alguém querido a parte da realidade das crianças, essa é uma situação difícil de esconder. Afinal, elas são sensíveis, observadoras e, provavelmente, notarão, que algo está errado ao passo que a doença avança.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões a seguir de como é possível oferecer suporte e preparar as crianças que vivem essa situação:

  1. Pergunte quais são as maiores preocupações dela sobre a morte da pessoa, para abordar as preocupações dela diretamente.

  2. As pessoas mudam de aparência naturalmente quando enfrentam uma doença agressiva. Se houver mudanças desse tipo, descreva para o pequeno antes dele entrar em contato.

  3. Quando possível, tire uma foto da pessoa conectada ao equipamento médico e mostre a criança antes da visita. Pergunte se tem alguma dúvida sobre qualquer coisa que vejam na foto.

  4. Ajuda as crianças a saber como se espera que elas se comportem ao passar o tempo com alguém que está falecendo.

  5. Explique o que eles podem e não podem fazer e porquê - especialmente se for algo que eles estão acostumados, como pular no colo. Algumas crianças podem pensar erroneamente que a pessoa morrerá mais cedo se fizer algo errado.


Tornando a despedida mais fácil

Nem sempre é possível saber quando será a última visita, então deixe claro, acima de tudo, que pode não ser possível saber exatamente quando a pessoa vai morrer.

Se a morte estiver próxima, diga honestamente às crianças que esta pode ser a última chance de estar com a pessoa enquanto estiverem vivos.

Dessa forma, elas podem ter a oportunidade de se despedir como desejarem.

É preciso lembrar que cada despedida marca a nossa trajetória de uma forma única, e tem o papel importante na forma com que aprendemos a construir as nossas relações. Elas impactam, especialmente, a forma como enxergamos a finitude – a nossa e a das coisas que estimamos.

Exatamente por isso, adultos e responsáveis, guardam o importante papel de guiar os pequenos na jornada do adeus para que guardem dentro de si o melhor de todos os encontros.

“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Antoine de Saint-Exupery - O Pequeno Príncipe.

Podemos fazer o máximo que podemos para preparar os pequenos, mas a saudade e a tristeza vão ser sempre parte das despedidas mais significativas e ter que dizer adeus a alguém que amamos é de todas as formas inesperado, por mais esperado que seja.

Que elas possam, então, receber todo o carinho, apoio e acolhimento em um momento doloroso.

Compartilhar: