Não importa quantos livros lemos sobre o assunto, quantas teorias conhecemos e quantos lutos já vimos ao nosso redor, existem coisas sobre o Luto que só a experiência ensina.

Ao longo da vida nos deparamos com muita informação sobre o Luto. Através deles, tentamos nos preparar para o inevitável, observando as experiencias compartilhas e a dor através das lentes do outros.

Outras vezes, durante o próprio processo, entramos em contato com livros, vídeos e filmes que falam sobre o tema, como uma forma de encontrar apoio e conselhos na hora que precisamos lidar com a morte.

Acontece que em meio a tentativa de preparar um manual sobre como viver o processo de forma saudável, alguns detalhes acabam naturalmente perdidos. Essas são nuances importantes durante qualquer processo, mas que apenas as pessoas que tem ou já tiveram a experiência conhecem.

Pensando nisso, separamos abaixo 5 coisas que ninguém fala sobre o Luto:

1 - Nós vivemos o Luto em muitos momentos, não apenas após a morte de alguém especial

O impacto da despedida de alguém é muito profundo. Poucos dizem isso, mas após a perda também precisamos lidar com os pequenos lutos da nossa rotina. O processo envolve a readaptação e isso inclui ter que enxergar o dia a dia de uma nova forma, especialmente se a conivência com quem faleceu era diária.

Um passeio no domingo, o café da manhã juntos, os caminhos do trabalho...

Todas essas coisas envolvem os pequenos lutos que precisamos lidar ao longo da jornada.

Além disso, podemos experimentar o processo em outras situações da vida como o fim de um relacionamento, uma mudança brusca e até a perda de um emprego.

2 - Existem mais fases no Luto do que as 5 mais comuns (e cada indivíduo vive cada uma da sua única forma)

O ciclo do Luto varia e se repete, de pessoa para pessoa e, muitas vezes, vai muito além de 5 fases.

O Mental Health America of York e Adams Counties no artigo "Coping with Bereavement” relata que o humor flutua e que isso isso é perfeitamente natural.

3 - Ser forte o tempo todo é um mito

Para grande parte das pessoas ser forte significa ser resistente. Mas a verdade é que ninguém consegue viver essa definição na vida real.

Enlutados regularmente sentem que precisam se mostrar fortes por diversão razões. Em todos os casos, isso na verdade envolve colocar uma máscara diante do mundo.

Ser vulnerável faz parte da essência de todo ser humano. Portanto, quando resistimos a pensamentos e sentimentos que incomodam ou machucam em prol da força, significa que estamos evitando uma parte de nós e do processo.

Por isso, no momento que enxergamos a necessidade de “ser forte” como um mito e somos honestos com os nossos próprios sentimentos, encontrar o caminho do equilíbrio se torna mais fácil.

4 - O tempo não cura tudo, e existem coisas que nunca vão embora e isso é parte da vida

É verdade que o tempo contribui para que vejamos as coisas de uma forma diferente e, de fato, ajuda a amenizar o sofrimento.

Com ele, o ciclo do luto se torna mais espaçado e, à medida que os dias passam, voltamos a nossa rotina e para a reorganização da vida, agora em uma nova ordem.

Mas o tempo, nem sempre significa que a tristeza vai embora completamente. Mesmo após anos, é comum que a saudade venha acompanhada de um leve aperto. Afinal, não existe um momento em que estar longe de algo ou alguém que amamos se torne uma tarefa fácil.

Cabe a nós então, conviver e entender que a dor também faz parte da experiência humana e que, muitas vezes, é o Amor que vem atado a ela que dá significado à vida.

5 - Aceitar a realidade da perda pode ser difícil

A negação pode servir a um propósito, pois permite que cada um de nós absorva lentamente todo o peso da perda. No entanto, em algum momento é preciso enfrentá-la e aceitar que a perda ocorreu.

De acordo com o site Psychlogy Today e as 4 Tarefas do Luto de Willian Wornden:

“Aceitação é a entrega à realidade como ela é. Portanto, você deve reconhecer a perda e não fingir que não aconteceu. Seu ente querido morreu. Sua empresa o rejeitou para essa posição. Seu parceiro disse não ao seu pedido de casamento. Você não pode fazer a perda desaparecer por meio da negação. A aceitação é o primeiro passo para se adaptar e seguir em frente.”

E, naturalmente, isso leva tempo, energia e o processo de todos os lutos que envolvem a perda de alguém.

Acima de tudo, o que raramente contam para a gente, é que cada processo é único e, por isso, cada indivíduo vive a experiência de uma forma. E todos, tem o direito de receberem apoio durante a jornada.

Você já viveu ou sentiu alguma dessas 5 coisas?

Compartilha com a gente, gostaríamos de saber mais sobre a sua experiencia.

Você vive o Luto hoje e sente que precisa conversar com alguém?

Ligue para Cuidar Assistênncia e saiba mais sobre os grupos de apoio gratuitos.

Siga o Horizontes no Instagram em @horizontes_cuidar

Compartilhar: