De acordo com a OMS, em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Por isso, pensar em uma nova forma de promover a saúde e o bem-estar na terceira idade não vai além de entender como cuidar daqueles que amamos da melhor maneira possível, envolve pensar sobre o nosso futuro.

Todo ser humano, independentemente da idade, tem necessidades que precisam ser para que seja possível alcançar um nível aceitável bem-estar. No caso dos idosos, não é diferente. Ter um estilo de vida saudável que envolve, desde a alimentação ao cuidado com a mente, são essenciais para que a terceira idade possa viver a terceira idade como a melhor a idade. Fomentar a cultura do bem-estar na terceira idade é essencial para o alcance de uma nova visão que enxerga o envelhecimento como uma experiência positiva.

A Importância do Envelhecimento Ativo

A OMS adotou o termo “Envelhecimento Ativo” com o objetivo de definir uma nova maneira de enxergar e conquistar o processo de envelhecimento. Nele, a terceira idade envolve uma experiência positiva, acompanhada de oportunidades, participação e segurança.

De acordo com o Estudo “Envelhecimento Ativo – Uma Política de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS)”:

A adoção de estilos de vida saudáveis e a participação ativa no cuidado da própria saúde são importantes em todos os estágios da vida. Um dos mitos do envelhecimento é que é tarde demais para se adotar esses estilos nos últimos anos de vida. Pelo contrário, o envolvimento em atividades físicas adequadas, alimentação saudável, a abstinência do fumo e do álcool, e fazer uso de medicamentos sabiamente podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentar a longevidade e a qualidade de vida do indivíduo.”

Veja alguns fatores determinantes para o bem-estar dos idosos a seguir:

Dia a Dia

Desenvolver um planejamento com uma rotina que contenha exercícios físicos, alimentação saudável e controle correto dos medicamentos é importante para as necessidades da terceira idade. Ao passo que os anos chegam, pode ser preciso ter alguém que ajude o idoso a organizar a própria rotina.

Bem-estar Social

É importante sentir que somos parte de uma comunidade. No entanto, à medida em que envelhecemos, podemos ter a sensação de que isso se torna mais difícil. Idosos também sentem a necessidade de compartilhar e pertencer. Por isso, é importante que tenham a oportunidade de conversar com as pessoas ao redor. Mesmo que o encontro com pessoas fora do ciclo seja impossibilitado, a família do idoso pode representar esse papel de apoio.

Mente Saudável

Uma boa capacidade cognitiva também é um indício de envelhecimento ativo e longevidade. Ter um hobbie que exercite a mente e/ou o aprendizado ajuda no funcionamento do nosso cérebro. E, se for algo que o idoso ama fazer, melhor ainda.

Ou seja, para envelhecer com qualidade precisamos ser ativos mental, social e fisicamente.

Pensar em serviços sociais, políticas e ações que estimulem esses fatores voltados para a população idosa exige um esforço de diferentes setores da sociedade. Mas cada uma das iniciativas pode começar dentro da nossa casa.

Afinal de contas, envelhecer é uma conquista e ter a oportunidade de oferecer de volta, pelo menos um pouco, para aqueles que ajudaram a moldar a nossa realidade é um privilégio, sejam eles nossos pais, avós ou amigos.

Podemos transformar a Terceira Idade na Melhor Idade.

Para mais conteúdos interessantes, siga a Cuidar Assistência no Instagram e Facebook.

Compartilhar: