A perda de alguém que amamos é sempre uma situação difícil e até mesmo dramática em alguns casos. Nesses momentos, é preciso estar preparado para lidar com a situação. 


Isso vale para qualquer pessoa que costuma não saber ao certo o que dizer para quem acaba de perder alguém. Muitos ficam sem jeito e acabam não encontrando as palavras certas que possam confortar em um momento tão difícil.


Ao longos dos anos, nós da Cuidar lidamos diariamente com essas situações e por isso  reunimos algumas dicas sobre o que não dizer para quem perdeu uma pessoa querida. 


Não pergunte “Como você está?”.


Escolha uma frase como “deve ser realmente difícil para você neste momento”, que mostra que você reconhece o momento doloroso e permite que a pessoa possa se abrir e encontrar conforto. 


Evite frases como “Ele/ela está em um lugar melhor”.


Além de supor a crença da pessoa, também não reconhece que a maior dor é não ter mais a pessoa ao lado. 

Melhor dizer: “Sinto pelo seu sofrimento”. Quem perdeu alguém que estava doente pode gostar que seu ente querido não sofra mais, mas isso não torna sua dor menor. Foque em quem está sofrendo naquele momento.


 Não diga: “Se houver algo que eu possa fazer por você, estou à disposição”.


Receber muitas ofertas de ajuda pode fazer a pessoa se sentir coagida, como se tivesse que tomar alguma atitude e escolher alguém para ajudar. 

Prefira dizer que o ajudará em tarefas específicas, como a fazer as compras de supermercado, levar as crianças para a escola ou até mesmo preparar o jantar. As pessoas tendem a aceitar ajudas específicas mais facilmente do que ofertas genéricas.


“Você ainda pode se casar novamente”


Para quem acabou de perder o cônjuge, essa frase faz parecer que a pessoa que se foi é substituível e isso toca em um dos seus maiores medos: o de pensar que um dia aquela pessoa amada que se foi não terá a mesma importância.

Explore a conversa e peça para ela "falar sobre o seu amor” (se convier o momento). Permita que a pessoa compartilhe memórias do ente amado e seja um ouvinte ativo.


“Eu sei o que você está sentindo”


Ainda que em algum momento todos nós tenhamos uma experiência de perda, ela é sempre absolutamente pessoal. Você nunca sabe o que a pessoa enlutada está sentindo e sugerir isso pode fazê-la sentir que sua dor é subestimada.

Escolha falar “Eu posso imaginar o que você está sentindo”. Assim a pessoa que está enlutada terá a chance de dizer como ela se sente de verdade.


Ainda existem as pessoas que não dizem nada ao enlutado e nunca mencionam o nome da pessoa que morreu porque se sentem desconfortáveis. Evite isso também! 

Não se sinta desconfortável ao dizer “Lembra quando…”. Uma das coisas que mais ajudam uma pessoa enlutada é dividir a memória de seu ente querido, mesmo quando você não faz parte de seu círculo mais íntimo. 

Falar algo que vivenciou com aquela pessoa que partiu dá ao enlutado uma perspectiva sobre seu amado que ele não poderia ter de outra maneira. E isso é muito bom.


Para mais conteúdos interessantes, siga a Cuidar Assistência no Instagram e Facebook.



Compartilhar: