Você sabe o que é tanatopraxia?

O conceito abrange os procedimentos de preparação do corpo do falecido antes do funeral, com o intuito de garantir uma aparência serena, resgatando sua identidade, deixando o falecido mais semelhante com sua aparência em vida para seus familiares no momento mais difícil.

A tanatopraxia é um procedimento de conservação do corpo após o seu falecimento, utilizando uma técnica para higienização e conservação de um corpo sem vida para um velório e última despedida de seus entes queridos. Esse procedimento permite retardar a decomposição e evita o mau cheiro.


Por que é importante realizar esse procedimento?

O nosso sangue é rico em oxigênio, porém quando morremos fica apenas o gás carbônico, e por este motivo é que ficamos com a pele no tom azul-arroxeado. Quando realizamos o procedimento da tanatopraxia no corpo com profissionais devidamente capacitados, a coloração da pele volta a ficar na cor mais próxima de quando a pessoa estava viva. Em uma tanatopraxia simples a duração de conservação é de 12 a 36 horas, podendo chegar até 72 horas dependendo da técnica utilizada no procedimento.

Falecimento por motivo de acidentes, ou que tenha causado alguma deformação, existe o processo da reconstituição que pode ser facial ou corporal. Esses procedimentos são importantes quando ocorrem velórios com urnas abertas.

O processo de tanatopraxia permite que a família faça um velório mais seguro, pois não há risco de contágio de doenças, possui um papel sanitário muito importante em que evita a propagação de doenças contagiosas já que o corpo recebe um tratamento específico para esta finalidade.

Também não tem odor, risco de vazamento de líquido e deixa com aspecto natural. O falecido pode ser transportado para lugares distantes, com determinações legais para o traslado. E o velório pode ser estendido por mais horas.


História da tanatopraxia

A tanatopraxia surgiu durante a Guerra Civil Americana, entre 1861 e 1865, e passou por muitas mudanças e modernizações ao longo dos anos.

Os primeiros países que se tornaram adeptos da prática foram a França, a Itália e os Estados Unidos.

A técnica foi desenvolvida devido ao fato de os corpos dos soldados mortos serem transportados por centenas de quilômetros. Com isso, os corpos ficavam desfigurados, devido ao tempo e aos danos causados na guerra, fazendo com que as famílias tivessem uma última lembrança triste do ente querido.


A tanatopraxia foi a responsável por deixar o corpo dos soldados que morriam no campo de batalha com um aspecto mais saudável e vívido.

No Brasil, a prática chegou em 1990, e um dos primeiros estados a realizar o serviço foi Minas Gerais.

Contudo, estima-se que o procedimento já exista desde a pré-história, porém, não com o mesmo nome. A técnica que era feita anteriormente, chamada de embalsamamento, era

adotada pelos egípcios antigos e consistia na remoção dos órgãos e inserção de substâncias específicas no corpo.


Para mais conteúdos interessantes, siga a Cuidar Assistência no Instagram e Facebook.

Compartilhar: