Apesar de vivermos em uma era em que a tecnologia evolui diariamente, uma delas além de nos ajudar a propagar a informação é notícias em tempo real (o contrário das duas últimas décadas), ao mesmo tempo, poucos a pouco definha a sociedade levando a nós tornar seres humanos sem nenhuma empatia. Em resumo, empatia é a capacidade psicológica em que um indevido sente o que uma pessoa sentiria ao se colocar no lugar do outro caso estivesse passando pela mesma situação.

Constantemente vemos pessoas disseminando ódios pela internet, denegrindo e expondo sem nem pensar. Embora essa desumanização ter sido amplificada com o contato das terras sem lei da web, essa falta de empatia é apenas um reflexo da sociedade no mundo real. No geral a interação social a anos vão se focando nas redes sociais é isso acabou se agravando ainda mais em 2021 e 2022 com a pandemia que assolou todo o mundo, pois com a distância e a falta de contato físico e verbal dificultam o surgimento de empatia, ou da capacidade de pensar e sentir o que o outro está pensando ou sentindo. De frente a frente com uma tela o internauta não se preocupa com o que suas ações podem ocasionar ao internauta do outro lado. Não falar sobre isso, cria um círculo vicioso e sem fim.


O QUE DIZ A OMS?

Os celulares hoje estão mais próximos das armas de fogo, carregadas e preparadas à espera da próxima vítima. Por este e outros motivos não é à toa que a depressão se uma das principais doenças do século XXI, A estimativa é que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida. De acordo com um Boletim do Governo Federal volume 52 de set. 2021, a OMS (Organização Mundial de Saúde), estimasse que no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem de suicídio anualmente sendo a quarta maior causa de Jovens entre 15 e 29 anos de idade. Apenas entre 2010 e 2019 o número aumentou para 43%, pulando de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019 com dados ainda não declarados durante 2020 e 2021.

Ser empático e receber empatia são interações poderosas que promovem saúde e felicidade. E o modelo de relações virtuais não empáticas está se reproduzindo nas relações humanas reais. A falta de empatia no mundo virtual afeta nossa capacidade de ser empático no mundo real.

E pra você, como podemos nos tornar mais empáticos por consequência mais responsáveis no mundo virtual?



Referencias:

https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf

https://www.jornalcidademg.com.br/internet-promove-falta-de-empatia-artigo/

https://www.apsen.com.br/institucional/depressao-o-mal-do-seculo


Compartilhar: