Passar pelo processo de Luto de um animal é extremamente complexo e envolve as mesmas emoções de qualquer luto: a culpa, saudade, negação e a dor. Infelizmente, o Luto por um animal de estimação ainda é uma dor minimizada por muitas pessoas na sociedade. Isso faz com que as informações e o suporte sejam restritos ou difíceis de serem encontrados. Pensando nisso separamos dúvidas comuns sobre o Luto Pet e as suas respostas para que o acesso à informações que ajudem na cura seja cada vez mais compartilhado.

Quanto tempo demora para eu me sentir melhor?

Como sempre comentamos aqui, o Luto é um processo individual e cada um tem o seu jeito único de sentir e passar pelo processo. O mais comum é que a parte mais dolorosa (O Luto Agudo) aconteça no período de um ano, mas isso não é uma regra. É importante ficar atento aos sinais de alerta e procurar um profissional especializado caso você sinta que está sendo muito difícil voltar a rotina.

Tive que sacrificar o meu animal porque ele estava sofrendo. Como lidar com a culpa?

É normal se sentir assim. A eutanásia é um assunto muito delicado e as opiniões sobre ser ou não praticada variam muito. De qualquer forma, é algo muito comum no caso de um animal em sofrimento. Essa é uma das decisões mais difíceis de tomar, mesmo sabendo que é para aliviar o animal do sofrimento. Muitas vezes o resultado dessa escolha leva à Culpa e o Arrependimento. Você pode pensar que poderia ter lidado com a situação de outra maneira entrar em uma espiral de pensamentos muito dolorosos. Qualquer que tenha sido sua decisão, você fez o melhor possível naquele momento.

Quando posso adotar outro Pet? É desleal fazer isso?

Essa é uma questão também muito pessoal. Muitas vezes a pessoa impõe a si mesma a necessidade de ser leal ao amigo que se foi ou, mesmo traumatizada com a perda, se priva de construir uma nova relação com outro animalzinho. Há relatos de pessoas que não conseguem chegar perto de outro bichinho depois da perda. Quando você se sentir bem o suficiente para receber um outro animalzinho em sua vida, é o momento para fazer isso. Acima de tudo não se pressione, sinta e respeite seus sentimentos.

Se você ainda tem dúvidas, pode procurar um grupo de Apoio com profissionais especializados no assunto. Existem muitos grupos de apoio específicos para o Luto e você pode receber esse suporte, se sentir necessidade. Fale com a gente para saber mais!

Você não precisa passar por isso sozinho.

Quer saber mais sobre o Luto Pet? Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

 Se você perdeu o seu animalzinho ou conhece alguém que está passando por isso, participe da Live na próxima segunda feira no Instagram @horizontes_cuidar.

Todos os Lutos são dolorosos e precisamos validar todos.


Fonte: http://www.petlosshelp.org/10commonquestions.html

Compartilhar: