Mesmo depois de um ano, a Pandemia continua tendo um efeito gigantesco nas nossas vidas. Por isso, hoje separamos 5 pequenas coisas que você pode fazer para minimizar os efeitos do estresse enquanto ainda estamos em isolamento.

É natural sentir ansiedade, tristeza, frustração, entorpecimento, mudanças no sono e até Luto.

Afinal, muitos de nós enfrentam desafios novos todos os dias. Vivemos na expectativa que as coisas melhorem.

O medo de uma ameaça invisível, as mudanças na maneira com que nos relacionamos e trabalhamos, pode afetar a nossa saúde como um todo.

Aprender a lidar com o estresse que tudo isso traz à tona é essencial para que possamos manter uma perspectiva positiva em prol da nossa resiliência e o equilíbrio da nossa família.

Veja a seguir cinco maneiras de minimizar os efeitos do estresse sem grandes mudanças na sua rotina:

1 – Tente Meditar

Muitas pessoas pensam que para meditar precisam estar e um ambiente calmo, sentadas e com uma música tocando ao fundo. Não necessariamente precisa ser assim. Você pode meditar literalmente durante qualquer atividade. O ponto central da Meditação é estar Presente.

A Meditação ajuda a diminuir os níveis de Cortisol no sangue e a pressão arterial.

De acordo com Ellie Burrows Gluck, instrutora de Meditação Védica de Nova York para conseguir fazer uma boa meditação, você só precisa trazer sua total atenção para a respiração. Se a mente começar a divagar, retorne a sua atenção.

2 – Descubra um Hobby

No Artigo Cuidar ”Saúde Mental no Pós Pandemia” comentamos que, durante a pandemia, as pessoas em Home Office esbarram em uma grande dificuldade para colocar limites nas horas trabalhadas. Isso contribui para o Burn Out, uma forma comum de estresse relacionada ao trabalho.

Para evitar que isso aconteça, coloque limites bem definidos no seu calendário e separe uma hora para o Lazer.

Você pode aproveitar o momento de Lazer para descobrir um novo hobby: pintar, tocar um instrumento, cozinhar, brincar com as crianças são ótimas atividades para driblar o estresse.

3 – Durma Bem, Viva Bem

Se você anda tendo dificuldades para dormir a quantidade necessária de horas, coloque na sua agenda duas sonecas de até 30 minutos ao longo do dia – uma de manhã e outra à tarde.

Já foi provado que fazer isso diminui o estresse e neutraliza um pouco dos efeitos negativos que a privação do sono no nosso sistema imunológico.

4 – Escute a sua Música Preferida

Ouvir seus hits favoritos também a ajuda a reduzir os níveis de estresse. A musica influencia o nosso humor muito rápido e podemos perceber isso facilmente.

Sons mais calmos nos ajudam a relaxar a mente, os músculos e liberar o estresse, sabia?

5 – Procure por Apoio e Conexão

“O ser humano é um ser social”, estamos acostumados a prosperar em comunidade. Por isso, hoje, o Isolamento é um dos grandes causadores do estresse que vivemos.

Permanecer afastados de quem amamos é muito difícil. Se você não pode estar pessoalmente com amigos e família, invista nas chamadas online.

Procurar grupos de suporte e rodas de conversa online com assuntos do seu interesse também pode te ajudar a se manter conectado(a).

Além das dicas acima, existem outras formas mais conhecidas de evitar o estresse: Coma bem, reduza a cafeína e o consumo de álcool, se exercite diariamente.

O que você achou? Conte para nós se já incluiu alguma dessas práticas na sua rotina.

Para mais dicas siga a @cuidar.assistencia no Instagram


Fontes:

https://edition.cnn.com/2021/02/08/health/habits-to-reduce-stress-pandemic-wellness/index.html

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/managing-stress-anxiety.html

Compartilhar: