Algumas pessoas pensam que viver o Luto é apenas sentir a tristeza que a perda traz, mas ele vai muito além disso. O Luto impõe a aceitação e ajuste da nossa vida à uma nova realidade e isso, naturalmente, leva tempo. Ele não é apenas a tristeza, a raiva e a culpa...

Ele envolve uma mudança drástica na forma como enxergamos o mundo e a nós mesmos.

Por isso, o Luto não é um estado, é um Processo. Pode levar dias, meses e até anos até que tudo se reorganize novamente.

Muitos conseguem passar pelo processo de Luto sozinhos, enquanto outras pessoas procuram grupos de apoio e ou ajuda de profissionais. De qualquer forma, não existe certo e errado na hora de viver a perda de alguém que amamos e, existem ainda diversos tipos de Luto.

Clique aqui para conhecer os mais comuns.

Como qualquer mudança drástica que vivemos, o nosso corpo e a nossa mente precisam se adaptar. Isso, naturalmente, pode trazer alguns efeitos para a nossa Saúde Física e Mental.

De acordo com uma pesquisa do FHEhealth , 1 em cada 3 pessoas que sofrem uma grande perda (como o falecimento de um filho ou parceiro) sentem os efeitos do Luto física ou mentalmente.

Impactos na Saúde Física

Alguns efeitos comuns do Luto no corpo podem incluir dores de cabeça, fadiga e outros. Você pode encontrar mais sobre o assunto clicando aqui.

Impactos na Saúde Mental

Em especial, o Luto Complicado pode levar a um impacto significante na saúde mental. Alguns dos efeitos mais comuns são a irritabilidade, ansiedade, depressão e, consequentemente, apatia e perda de interesse no mundo ao redor.

É importante lembrar que o Luto Complicado é um tipo muito específico de Luto e precisa ser diagnosticado por um profissional Psicólogo.

Para saber mais sobre o Luto Complicado e os tipos de Luto mais comuns clique aqui.

E Como Definir o Luto?

Existem muitos modelos que definem estágios e os processos que existem dentro do Luto. A verdade é que ele é uma reação natural à perda de algo ou alguém. Todos nós passamos ou vamos passar por ele um dia, pois faz parte da experiência humana.

Não existe Prazo de Validade, nem certo e errado quando falamos sobre o Luto. É importante lembrar sempre que, ao mesmo tempo que é um processo universal, ele também é único para cada indivíduo.

Se você vive o Luto hoje, ou sente alguns dos efeitos físicos e mentais que mencionamos acima, fale com a gente:

Clique aqui para enviar uma mensagem para o Horizontes e saber mais sobre o nosso Grupo de Apoio ao Luto.

Siga o Horizontes no Instagram


Fonte: https://fherehab.com/depression/understanding-grief/

Compartilhar: